Blog Moleca

>COMPORTAMENTO | 15.07.2022

GRL PWR: invenções e descobertas incríveis feitas por mulheres

A Moleca separou aqui grandes feitos liderados por personalidades femininas em várias áreas.

Ao longo do tempo, mulheres de diferentes épocas exerceram todo seu protagonismo também por meio de invenções e contribuições que transformaram nosso dia a dia, deixando nosso cotidiano ainda mais versátil e prático. Seja na ciência, engenharia, programação, química e inúmeras outras áreas, aqui dedicamos um pequeno espaço e homenagem para os nomes que fizeram e que ainda fazem diferença na história da humanidade. Vem conosco!

Hedy Lamarr – Wi-Fi

 Hedy, além de inventora, era atriz de Hollywood, ou seja, teve várias áreas de atuação. Bacana, né? Durante a Segunda Guerra Mundial, a austríaca inventou o primeiro sistema de comunicação sem fio, impedindo que rádios militares fossem grampeadas. Como resultado, sua invenção virou base para o transmissor wireless (Wi-Fi), GPS e Bluetooth.

Ada Lovelace – algoritmos para programação

Ada era uma inglesa amante da matemática e que atuou na criação dos algoritmos para uma máquina de cálculos, isso em meados de 1840. Esse foi o primeiro algoritmo possível a ser implementado no computador, o que a transformou na primeira programadora da história. Demais!

Florence Parpart – geladeira Um dos itens mais essenciais para a casa foi criado por Florence Parpart, em 1914. Difícil imaginar nossa vida sem esse eletrodoméstico, não é mesmo? Ela ainda foi responsável por criar uma das máquinas de limpeza de rua mais eficientes da época.

Anna Connelly – escada de incêndio 

Sabe as escadas externas que aparecem em filmes que se passam em Nova Iorque? Foram desenvolvidas graças à Anna Connelly em 1887, como medida de segurança, e colocadas na parte de fora dos prédios para que a evacuação acontecesse de forma rápida e segura. Hoje, são extremamente importantes para ajudar a salvar muitas vidas.

Shirley Ann Jackson - Caller ID – Identificador de números e chamadas

 
É a primeira mulher afro-americana que conquistou o título de PhD do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Shirley conduziu pesquisas que deu origem à grandes invenções tecnológicas e às telecomunicações: painéis solares, cabos de fibra óptica e dispositivos por trás da chamada em espera e do identificador de chamadas.

Marie Curie – radioatividade

 

A polonesa foi a primeira mulher a receber o Prêmio Nobel de Física em 1903, e mais tarde, em 1911, levou ainda o Prêmio Nobel de Química. Ela criou a radioatividade, que resultou na invenção do raio-X. Junto com o marido, ela também descobriu os elementos rádio e polônio, usados na radioterapia. A vida dela foi retratada em filme divulgado recentemente em streaming.

Brasileiras talentosas? Temos!

Aurinda Maria  da Silva  - cuidadora de idosos

Invenção: Tapete com sensor

A profissão dela, cuidadora de idosos, deu origem ao tapete que visa a segurança de crianças, idosos e pacientes, aciona o alarme (o dispositivo funciona inclusive via Bluethooth e Wi-fi) ao ser pisado, emitindo um aviso para o cuidador que tem alguém próximo a uma área de risco.

Luciana Milano Alberto – capinha antifurto com alarme e pulseira

É uma capa, resistente e difícil de ser removida, que possui uma cordinha, e pode ser presa a uma pulseira ou calça. Quando puxada, dispara um alarme.

Ah, se você tem alguma invenção, uma dica bacana é procurar a Associação Nacional dos Inventores https://inventores.com.br/ . Compartilhe, você pode conseguir uma parceria para o projeto ser viabilizado!

Moleca – girl power da marca

Os calçados  Moleca são pensados, desenvolvidos e produzidos por um time de mulheres. Desde a diretoria, passando por criação dos modelos, marketing, supervisão comercial, equipe criativa e redes sociais. Sabia que 68% das pessoas que trabalham na produção da marca são mulheres? E não podemos deixar de mencionar e homenagear as colaboradoras que colocam mãos e coração na linha de produção, nas fábricas, e que também são responsáveis pela moda autêntica da marca.

 

Leia também: Um poquinho sobre a influência feminina nos games!

MOLECA

Bem-vindas ao MolecaLab, um blog ligado em tudo o que acontece! Por aqui, nosso time monitora, traduz e entrega as últimas tendências e conteúdos inéditos. E como já diria o meme: contem com a gente pra tudo, hein?

x

Fique por dentro
das novidades