Blog Moleca

>MODA | 12.05.2022

Vamos bater um papo sobre espadrille?

Com direito a uma viagem no túnel do tempo e dicas de lookinhos para arrasar na trend?

Sim, a gente já passou pela crise existencial sobre o que é espadrille, de onde vem, como se usa e por quais motivos é irresistível comprar mais de uma! Apesar da essência refrescante e sempre moderna, vamos te contar que o acabamento iniciou sua trilha nos séculos 13/14, entre as fronteiras da França e da Espanha. Marcando presença no vestuário de trabalho de soldados, camponeses e qualquer pessoa que precisasse de sapatos baratos e práticos. Interessante, né?

Mas, óh, esse modelo de calçado só viu sua ascensão no século 19, graças ao comércio internacional francês (que fez surgir a indústria de espadrilles) e às exportações para a América do Sul (onde o clima quente garantiu seu sucesso). Inclusive, ele foi muito utilizado em alguns períodos de guerra (como a Guerra Civil Espanhola), por ser mais barato em comparação às botas de couro, fácil de substituir e tolerante a climas/terrenos escaldantes.

Querem mais curiosidade? A palavra espadrille tem seu próprio significado, derivada de esparto que faz referência à grama mediterrânea utilizada em séculos passados para elaborar as clássicas cordas trançadas da sola. E elas eram feitas por artesãos, que contavam com o apoio de costureiras que ajustavam a parte superior (que protege os pés) e os tecidos.

Conta mais: espadrille como trend atemporal!

Além de terem se tornado o calçado favorito das francesas, a influência fashionista das espadrilles se iniciou nos anos pós-guerra. Pertinho da década de 50, época em que Hollywood vivia o auge da sua Era de Ouro. E se vocês pensaram em divas do cinema, acertaram, e temos duas referências: Rita Hayworth, que usou um modelo no filme The Lady From Shanghai de 1947, e Lauren Bacall, que fez o mesmo em Key Largo de 1948. Aliás, Bacall eternizou o look formado por camisa branca, saia tipo dirndl (caracterizada pela cintura justa e parte inferior ampla e circular) e espadrille.

Como acontece hoje no screen style, as pessoas não resistiram e compraram. E assim nasceu uma estrela para nossos looks! O cinema sempre nos dando ícones da moda! Ai, #amamos!

E daí é só história, gente! Lá pelos anos 60, as espadrilles começaram o ciclo que nunca mais se interromperia: ser reinventadas a cada temporada. Isso foi fácil devido aos avanços industriais e tecnológicos, sem que fosse perdido sua leveza e flexibilidade. A diferença é que, agora, as novas interpretações se aliam a alguma trend, como aconteceu com o folk.

Espera! Folk tipo folklore? Sim! A palavra começou a bombar em 2020 e ela se divide entre culturas folclóricas, o gênero musical e, óbvio, a Taylor Swift. O que nos leva automaticamente ao cottagecore, estética associada à natureza, que automaticamente dá match com as espadrilles. Eita, perdemos o fôlego com o raciocínio acelerado!

E tem dicas de looks para entender o conceito?

Para entender o conceito, vamos revelar os calçados espadrille mais queridos da Moleca! Daí vocês se inspiram para montar o look casual e garantir o seu favorito, combinado?

A gente já comentou sobre breezy looks e nossa nova dica é: o visual boho (#bohochic), com babados, vestidos estampados, crochê e calças/shorts de cintura alta para combinar com a clássica espadrille. Total anos 70, época que transmitia a mensagem de espírito livre! E você pode guardar as ideias de outfits para os futuros festivais de música. Quem aí sente falta da guirlanda de flores (e a gente tá meio que se perguntando se isso já é #cringe)? Lana Del Rey ajuda aqui!

Hoje, o esportivo com solado espadrille é presente na vida, e nos feeds, das influencers de moda. Por ser confortável e fácil de estilizar, a dica de produção vai para a estética náutica, pois enaltecer o azul-marinho e listras no look é tudo de bom! O mesmo cabe para a clássica sandália anabela, que torna descomplicado pensar em vestidos e macacões para navegar, sempre que possível, no clima veraneio. Está permitido e você pode trocar por versões midi.

Ainda na sandália anabela, claro que não poderíamos deixar de mencionar o jeans, queridão da Moleca! O importante é deixar o calçado em destaque, especialmente para exibir o solado em corda. E, sim, a gente vai defender a calça skinny no look, mas você pode usar o tipo flare que também dá a vibe totalmente diva dos anos 70, pronta para os embalos do dia a dia! 

A dica geral: o look ganha um plus de estilo quando os calçados espadrille são da cor oposta à roupa. Não vai ser difícil criar matches, pois esses modelos da Moleca combinam com uma série de eventos e, de quebra, deixam espaço para o seu toque de personalidade!

Então, qual look + Moleca te impactou mais? Conta pra gente lá na DM da @moleca_oficial! E não se esqueçam de dar uma espiadinha na nossa coleção que está sensacional!!

 

MOLECA

Bem-vindas ao MolecaLab, um blog ligado em tudo o que acontece! Por aqui, nosso time monitora, traduz e entrega as últimas tendências e conteúdos inéditos. E como já diria o meme: contem com a gente pra tudo, hein?

x

Fique por dentro
das novidades