Blog Moleca

>MODA | 06.05.2022

Sneakers: de item esportivo à estrela do street style

Cá entre nós: esse é o calçado mais queridinho de todos os tempos!

Quando um sapato une estilo e versatilidade é impossível não virar peça desejo das mais antenadas em moda. Aliás, faz tempo que as fashion girls estão investindo no próprio conforto para  aderi-lo ao dia a dia, com extrema funcionalidade. E adivinhem só:

O tênis é a escolha preferida!!

Antes visto como exclusivo de atividades esportivas, ele deixou essa fama de lado nos últimos anos graças à cultura de celebridades. Se vocês a-do-ram acompanhar o mundo da música, sabe que várias cantoras se entregaram a esse calçado (e contamos tudinho nesse post: apaixonada pelos esportivos da Moleca? Vem que tem #novis!). Reavivando a trend Y2K — que reverencia os anos 2000 e continua firme nos feeds e no street style. Hoje ter um par é o mesmo que elevar o status e ser uma #coolgirl.

E claro que o tênis tem sua própria trajetória. Um exemplo vem de 1839: ele era feito de couro. Graças ao norte-americano Charles Goodyear, que descobriu uma maneira de vulcanizar a borracha e deixá-la maleável, o calçado começou a ganhar conforto. Uma descoberta e tanto que influenciou os fabricantes do ramo na época, que substituíram o couro aplicado ao solado dos modelos usados por jogadores de críquete.

Logo, a novidade se espalhou, já que a atualização do design deixou-o mais leve e permitia movimentos mais ágeis. Foi então que o item ganhou uma nova modelagem e foi batizado de sneaker. O que justifica, em parte, o domínio inicial praticamente masculino, pois os homens esbanjavam as últimas tendências, principalmente nas quadras de basquete. Para as mulheres, as mudanças aconteceram pouco a pouco, como no advento da MTV que colocou nos holofotes novas formas de aderir o calçado.

Trilhando por mais espaço

Outro recorte interessante é: por volta de 1950, o tênis passou a ser incorporado ao cotidiano feminino e foi ganhando mais e mais destaque. O motivo? Uma liberação do período pós-guerra! Com o passar dos anos, ele se tornou essencial para ditar identidade e representar tipos de comportamentos (alá a MTV). Um exemplo: ser visto como símbolo de atitude e rebeldia, algo que rolou entre artistas do rock ou punk rock — Avril Lavigne e Pitty foram grandes influencers (e continuam a ser!!) na moda dos anos 2000.

Entre tantas evoluções, o tênis feminino ganhou de vez as ruas em 1980 e virou referência no mundo fashion e símbolo de lifestyle. Com diversos designs, cores, detalhes e materiais diferentes, ele é o curinga indispensável e, agora, assina looks esportivos, formais e informais. Até vestido de noiva acompanhado de um belo sneaker se tornou uma norma. Não é incrível??

Vale dizer que a participação feminina cresceu significativamente nos últimos anos, inspirando essa indústria e o streetwear, abrindo espaço para mais inclusão e quebra de estereótipos. E teve as Olimpíadas de Tóquio, quem lembra? Colocando as #queens do skate em evidência junto aos tênis que as acompanharam na competição!

Agora é hora de sustentabilidade

Com a Moleca, você encontra diversos modelos, com solados robustos, calce fácil, colorido! Tem bastante e a melhor parte é que toda a coleção (junto com as demais linhas da marca) se preocupa com o meio ambiente e é livre de matéria-prima animal!

Ponto que revela outra tendência importantíssima e que inclui os esportivos casuais: o consumo consciente tem liderado entre as mulheres que apostam em sustentabilidade! Taí outro trecho da história desse calçado, conectado com as novas necessidades contemporâneas, especialmente entre as pessoas da GenZ (Geração Z, nascida entre 1995 e 2010), que tomam decisões de compra com base em princípios a favor da natureza!

Leia também: Psiu! Você sabia que a Moleca apoia a sustentabilidade?

Como combinar tênis com seus looks?

Como dito, o tênis está em alta há tempossssss e tudo por conta da versatilidade. Ele pode ser usado com qualquer roupa e dá para montar looks personalizados.

As mulheres de estilo dramático urbano e criativo amam misturas inusitadas. Com esse calçado, então, podem fazer combinações infinitas, como o uso de uma blusa com as cores do arco-íris, uma bermuda da cor predominante da primeira peça, e um tênis colorido para arrematar.

Até as adoradoras do lovecore (estética que propõe visuais românticos, cheio de corações e tons pastel) conseguem elaborar produções. Enaltecendo uma vibe suave e aconchegante, que é exatamente o que agrada na hora de escolher o sneaker ideal e sair pleníssima para encontrar as amigas.

E a parte que amamos: dá para criar uns matches sensacionais com vestido, saia, macacão, entre peças maximalistas e, claro, investir no Sporty Spice, inspirado na Mel C, integrante das Spice Girls. Daí, a escolha do modelo fica por sua conta e a Moleca separou os mais requisitados para você arrasar imediatamente!

MOLECA

Bem-vindas ao MolecaLab, um blog ligado em tudo o que acontece! Por aqui, nosso time monitora, traduz e entrega as últimas tendências e conteúdos inéditos. E como já diria o meme: contem com a gente pra tudo, hein?

x

Fique por dentro
das novidades